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ESTUDOS

A Observer conta com uma série de projetos realizados ao longo de sua história. Confira alguns exemplos abaixo.

MESSAGE RECALL – CATI ou WEB:

As empresas mantém ações mercadológicas com sua força de vendas visitando e transmitindo mensagens estratégicas de posicionamento de suas marcas aos públicos alvo. E nesse cenário é essencial que a empresa realize medições periódicas a fim de avaliar se suas mensagens estão sendo absorvidas e fixadas pelos médicos e se os resultados dessa estratégia estão direcionando o posicionamento dos produtos promovidos. Para isso,a OBSERVER tem realizado estudos de MESSAGE RECALL. Trata-se de estudo quantitativo através de entrevistas por telefone ou online com especialistas considerados potenciais prescritores de uma determinada classe de droga, expostos à visitação da FV daquela empresa para uma ou mais marcas de interesse. Entra também nesse tipo de projeto a medição do MESSAGE RECALL de marcas concorrentes, a fim de comparar a performance de mensagens fixadas entre as empresas. O projeto ocorre em ondas (tomadas de informação) que podem variar trimestralmente ou semestralmente, a fim de medir a performance a cada período para termos a evolução dos dados comparativos entre as ondas.

VANTAGENS: é um estudo que consegue otimizar seu custo / benefício, com custo unitário (por entrevista) dos mais baratos em pesquisa na área médica. Além disso é um projeto de rápida execução, permitindo traçar um mapa da performance das mensagens transmitidas ao longo do tempo bem como comparar o recall entre as marcas concorrentes no mercado.

Testes projetivos com ICONICARDS:

é uma técnica projetiva com uso de cartões com mais de 50 imagens específicas e exclusivas para diversas finalidades, como medir perfil de pacientes adequados ao produto, avaliar imagem de marcas ou institucional, obter sentimentos e emoções de médicos ou pacientes frente a determinada doença ou um novo tratamento proposto.

VANTAGENS: essa metodologia supera as análises racionais convencionais e aprofunda-se num mundo de decisões e sentimentos além do racional,aflorando informações emocionais e atitudinais encobertas pela razão e pelo “politicamente correto” e que interferem nos sentimentos e escolhas dos indivíduos, seja sobre um diagnóstico, um tratamento alternativo, novas drogas ou expectativas futuras.

MOVER – Momento da Verdade:

Técnica exploratória na qual são filmadas algumas consultas médicas, onde são avaliadas não só as condutas adotadas, como todos os detalhes do comportamento do médico e do paciente no momento da prescrição de um medicamento.

Outros estudos

+ Levantamento de hábitos e condutas terapêuticas (área médica).+ Levantamento de hábitos e atitudes de consumo.+ Estudos de Expectativa e Elasticidade de Preço para novos produtos e para reposicionamento de produtos estabelecidos.+ Teste de produtos em conceito.+ Teste de embalagens.+ Avaliação de resíduo no pré lançamento de produto.+ Recall de lançamento de produto.+ Avaliação de imagem de marca.+ Perfil de consumidor.+ Avaliação de atributos de comunicação.+ Testes projetivos.+ Perfil psicológico do consumidor.+ Estudos business-to-business.+ Pesquisas online.